quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Luíz Carlos Prates: "Hoje qualquer miserável tem um carro"

  No programa catarinense “Jornal do Almoço” ( da RBS ), exibido em 15/11/2010, o comentarista Luíz Carlos Prates relaciona o número de acidentes nas estradas ao maior acesso da população de baixa renda  a automóveis ( responsabilidade "(…)deste governo espúrio que popularizou, pelo crédito fácil, o carro para quem nunca tinha lido um livro", segundo o jornalista ). Em vários momentos, faz uso de expressões ofensivas: "Hoje qualquer miserável tem um carro".

Prates é conhecido por comentários polêmicos e  conservadores.

O "Colunas de Luiz Carlos Prates" reúne todas as colunas do jornalista desde setembro de 2008, retiradas do site do jornal “Diário Catarinense”.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

O POETA

 

vispo_beaulieu

 

O poeta é, na minha mente, tão somente um intermediário entre a

poesia e o povo, entre o abstrato e o real, entre o velho e o novo...

A poesia não é uma propriedade e, não o sendo, vagueia livre por

entre pessoas, locais e objetos, divertindo-se num esconde-esconde

sem fim. Alguém diz que ela está lá. Você vai ver, já não está mais.

Outro diz que ela se foi. E eis que ela se apresenta por inteiro, com

todo o seu explendor.

às vezes deixa-se aprisionar por instantes na cabeça desses

irredutíveis sonhadores que, sabedores dessa volatilidade, tratam

logo de colher as suas digitais munindo-se das únicas armas capazes

desse feito: Caneta e papel.

Pensar poder  detê-la na memória é ledo engano. Você vai procurá-la

e ela já se foi. Deixa um rastro aqui, outro ali.. puro fragmentos.

Sua essência é irrecuperável.

Não se pode questionar a poesia. Você deve acolhê-la  de onde,

como, e com que  ela vier. Alegria, tristeza, amor, ódio,obediência

revolta, traição, fidelidade, amizade, o feio, o bonito, o agora, o

infinito...

Se a poesia te conduz, deixe-se conduzir, ou não conseguirá

absorver a sua luz.

 

silasol

Publicado no Recanto das Letras

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Assim assado

 

 

"Assim Assado" é uma canção escrita por João Ricardo e gravada pelo Secos e Molhados no primeiro disco de 1973 do grupo.

Com melodia bem peculiar, a música não se inscreve diretamente a nenhum ritmo específico, embora se possa pensar o grupo dentro do cenário do rock brasileiro. O ecletismo, marca registrada do grupo que musicou conhecidos poemas da literatura brasileira e lançou um dos mais importantes intérpretes do país - Ney Matogrosso.

Está presente na canção, através de referências a um personagem de desenho animado, o Guarda Belo (do Manda-Chuva, de Hannah-Barbera), além da comicidade na repetição de uma expressão popular brasileira, o "assim assado", que dá título à música.

A letra da canção conta uma história: Um homem idoso caminha de madrugada e é encontrado pelo Guarda Belo, que identifica a "cor do velho" e resolve matá-lo, porque "não acredita" em tal cor. É possível ler tal texto dentro do contexto de críticas à ditadura militar, em que o Guarda Belo age de acordo com o status quo ("porque é preciso ser assim assado") e elimina o senhor que porta uma cor suspeita, que não é especificada, mas deduz-se que pode ser o vermelho, que simboliza o comunismo, altamente combatido pelo regime militar, ou o negro, em alusão ao racismo.

 

FONTE: Wikipédia

sábado, 6 de novembro de 2010

Polícia Civil apreende material de apologia ao nazismo no Centro de Porto Alegre




 Um vídeo contendo uma ameaça implícita ao senador Paulo Paim foi apreendido, ao meio-dia desta sexta-feira, por agentes da 1ª DP de Porto Alegre. O vídeo, que não foi postado na internet, estava na residência de um suspeito de 30 anos, na rua Riachuelo, no Centro da Capital, onde foi encontrado material de cunho nazista, como DVDs, livros e o vídeo. Ninguém foi preso, mas o morador da residência terá a sua prisão preventiva pedida.

Nas imagens, que se posicionam contra o sistema de cotas para negros na universidades, aparecem afro-descendentes agredindo policiais, fazendo arrastões e roubando lojas. Quase no final, aparece a pergunta: “somos nós ou nossos descendentes responsáveis por isso?”, e em seguida corta para a imagem de Paim. No final, aparece a suástica (símbolo nazista).

De acordo com o titular da 1ª DP, Paulo César Jardim, o nome do suspeito já tinha sido mencionado durante a agressão a dois jovens judeus, em 2005, na rua Lima e Silva. De lá para cá, os policiais começaram a monitorar as ações do grupo. A corrente mais forte no Estado é a intitulada White Power Sul Skin, do qual faria parte o suspeito. “No ano passado fechamos cinco células de neonazistas”, disse. “Na ocasião apreendemos bombas, facas e armas”, ressaltou o policial, lembrando que o objetivo era explodir sinagogas e jogar um dos artefatos na parada gay. Continue lendo.


FONTE: Correio do Povo

Ministério Público recebe lista com 1.037 perfis de usuários do Twitter acusados de racismo



Não é só a estudante de direito Mayara Petruso que será investigada por mensagens de ofensas a nordestinos no Twitter. Outros 1.037 perfis de usuários no Twitter foram relacionados numa notícia-crime encaminhada pela ONG SaferNet ao Ministério Público Federal (MPF) de São Paulo, nesta sexta-feira. Boa parte desses perfis está listada no Tumblr Diga Não à Xenofobia.
As mensagens começaram a ser postadas logo após a eleição de Dilma Rousseff (PT). Mayara Petruso e outros usuários do Twitter "responsabilizaram" o Nordeste pela vitória da petista - apesar dos números que mostraram que Dilma venceria José Serra mesmo sem os votos do Nordeste.
O MPF decidirá se repassa o caso à Polícia Federal ou se o arquivará. A OAB de Pernambuco já havia entrado com uma notícia-crime contra Mayara Petruso, pedindo que ela responda por crimes de racismo e de incitação pública a homicídio - dentre outras mensagens ofensivas, Mayara escreveu "Faça um favor a SP, mate um nordestino afogado."Continue lendo.

Via: Yahoo Notícias

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

21 obras literárias do dramaturgo William Shakespeare para Download




Os livros são de domínio púbico e estão em formato PDF.
 



  • Comédias
* Sonho de uma Noite de Verão
* O Mercador de Veneza
* A Comédia dos Erros
* Os Dois Cavalheiros de Verona
* Muito Barulho por Nada
* Medida por Medida
* Conto do Inverno
* A Tempestade
* Tudo Bem quando Termina Bem
* As Alegres Comadres de Windsor
* Trabalhos de Amores Perdidos
  • Tragédias
* Tito Andrônico
* Romeu e Julieta
* Júlio César
* Macbeth
* Antônio e Cleópatra
* Coriolano
* Rei Lear
* Otelo, o Mouro de Veneza
* Hamlet
* A Tempestade


Faça o download do pacote aqui.
.
.
.
.
.

Arte de Laerte - drágea 187

Soneto de Danilo del Monte

 

 

 

COMO UM SONETO


É como um soneto que não sai.
É como se não brotasse a semente.
É como se houvesse em minha mente
Um verso pendurado que não cai.

Triste, penso em tudo que me sai
Antes mesmo de me ser equivalente.
É feito uma alegria de aguardente
Que vem rápido e rápido se vai.

Tudo que busquei com tanta ansiedade
Se partiu, me abandonou sem piedade
E a vida hoje me trata com desdém.

Aprendi, contrariado, a verdade,
E hoje sei que essa tal felicidade
É com um soneto que não vem.


Danilo del Monte



Nota: Imagem adicionada  pelo Centelha Virtual.

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

As Aventuras de Mark Twain (1986)



Em 30 de novembro de 1835, o Cometa Halley passou pela terra. No mesmo dia, nascia o escritor Mark Twain, autor de "As Aventuras de Huckleberry Finn". Em 1909, 74 anos depois, Twain escreveu, a respeito dessa coincidência: "Eu cheguei com o Cometa Halley em 1835. Ele vai voltar ano que vem, e eu espero que leve-me junto". Em 21 de abril de 1910, o cometa retornou e nesse mesmo dia, Mark Twain faleceu. Esse evento de aparência sobrenatural é o mote do longa-metragem em stop-motion “As aventuras de Mark Twain”, uma animação de tom sombrio que faz refletir sobre as origens da vida.
A animação, dirigida por Will Vinton, narra a jornada de Mark Twain para se encontrar com o cometa no ano de 1910, e dessa forma, reencontrar sua falecida esposa.Com esse intuito, Twain fabrica um dirigível capaz de alcançar o espaço. Nessa jornada, ele contará com a presença de três famosos personagens seus: Huckleberry Finn, Tom Sawyer e Becky Thatcher.





Alguns vídeos postados no youtube, com referências a “o estranho misterioso”, “banido da tv” e “desenho assustador” são, em sua maioria, um trecho em que os viajantes se encontram com uma figura que se diz um anjo chamado... Satan ( mais sugestivo impossível.), que tece críticas à índole humana em sequências ricas de símbolos. É provável que seja uma referência explícita ao livro "O Estranho Misterioso”, escrito por Mark Twain um pouco antes de sua morte. A história se dá na Idade Média, numa aldeia apartada do mundo, onde surge um "estranho misterioso" que desafia a ordem estabelecida e se mostra detentor de poderes sobre-humanos como ler mentes, ver o futuro, tornar-se invisível e mudar o destino das pessoas.








Informações:
Título Original: The Adventures Of Mark Twain
Título no Brasil: As Aventuras de Mark Twain
Gênero: Fantasia, Aventura, Comédia
País: EUA
Ano de Lançamento: 1986
Duração: 86 min.
Direção: Will Vinton
Produção: Susan Shadburne, Hugh Kennedy Tirrell e Will Vinton
Roteiro: Susan Shadburne, baseado nas obras de Mark Twain
Música: Billy Scream
Montagem: Kelley Baker, Michael Gall, Ed Geis, Skeets McGrew e Will Vinton
Efeitos Especiais: Gary McRober
t

Simpsons por Banksy

Dilma Rousseff é eleita presidente do Brasil

Agência Brasil
1 de novembro de 2010












Brasília —Dilma Vana Rousseff foi eleita neste domingo (31) presidente da República Federativa do Brasil para o período de 2010 a 2014. Sem nunca ter disputado uma eleição, ela é a primeira mulher a chegar ao mais alto cargo do país. Economista, ex-ministra do governo de Luiz Inácio Lula da Silva, de Minas e Energia e da Casa Civil, Dilma teve a eleição definida quando atingiu 56,05% dos votos válidos no segundo turno das eleições, ante 43,95% do candidato do PSDB, José Serra.
Na campanha, Dilma destacou as conquistas dos dois mandatos do governo do presidente Lula, que a indicou para concorrer à Presidência. O seu mote de campanha foi a necessidade de o Brasil continuar crescendo na economia com inclusão social. A presidente eleita ressaltou que 28 milhões de pessoas deixaram a situação de miséria ao longo desses quase oito anos e prometeu trabalhar para erradicar definitivamente a pobreza no país.
No comando da Casa Civil, a presidente eleita conhecida por seu estilo durona, coordenou o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), uma das principais marcas do governo Lula, com ações em praticamente todas as áreas, desde infraestrutura até segurança pública. Dilma também foi responsável pelo lançamento do programa Minha Casa, Minha Vida, de forte apelo social.
Mineira de nascimento, Dilma começou na política no movimento estudantil, em Belo Horizonte. Combateu a ditadura militar (1964-1985), o que a levou à prisão, onde foi torturada. Em liberdade, recomeçou a vida em Porto Alegre, ao lado do ex-deputado Carlos Araújo, com quem era casada à época. Na capital gaúcha, participou da fundação do PDT de Leonel Brizola. Em 2000, deixou a sigla, junto com alguns trabalhistas históricos, como o ex-prefeito de Porto Alegre Sereno Chaise, e se filiou ao PT.
Dilma nasceu em 14 de dezembro de 1947, em Belo Horizonte, em uma família de classe média alta. Filha da professora Dilma Jane Rousseff e do advogado Pedro Rousseff, um búlgaro naturalizado brasileiro com quem adquiriu o gosto pela leitura. De acordo com pessoas próximas, Dilma era uma devoradora de livros, tendo construído uma sólida formação intelectual. Até os 15 anos, estudou no tradicional Colégio Sion, atual Colégio Santa Doroteia, escola onde eram educadas as filhas da elite da capital mineira. Ao ingressar no ensino médio, passou para o Colégio Estadual, escola pública mista, mais liberal, onde surgiram muitos dos líderes da resistência à ditadura em Minas.
Com a sua eleição, será a 36º Presidente do Brasil (no 40º mandato presidencial), além de ser a 1ª mulher presidente do país, juntando-se a outras 17 mulheres chefes de Estado e de Governo pelo mundo.

FONTE: Wikinotícias