"Assim Assado" é uma canção escrita por João Ricardo e gravada pelo Secos e Molhados no primeiro disco de 1973 do grupo.
Com melodia bem peculiar, a música não se inscreve diretamente a nenhum ritmo específico, embora se possa pensar o grupo dentro do cenário do rock brasileiro. O ecletismo, marca registrada do grupo que musicou conhecidos poemas da literatura brasileira e lançou um dos mais importantes intérpretes do país - Ney Matogrosso.
Está presente na canção, através de referências a um personagem de desenho animado, o Guarda Belo (do Manda-Chuva, de Hannah-Barbera), além da comicidade na repetição de uma expressão popular brasileira, o "assim assado", que dá título à música.
A letra da canção conta uma história: Um homem idoso caminha de madrugada e é encontrado pelo Guarda Belo, que identifica a "cor do velho" e resolve matá-lo, porque "não acredita" em tal cor. É possível ler tal texto dentro do contexto de críticas à ditadura militar, em que o Guarda Belo age de acordo com o status quo ("porque é preciso ser assim assado") e elimina o senhor que porta uma cor suspeita, que não é especificada, mas deduz-se que pode ser o vermelho, que simboliza o comunismo, altamente combatido pelo regime militar, ou o negro, em alusão ao racismo.
FONTE: Wikipédia
Nenhum comentário:
Postar um comentário